Todo mundo tem Instagram, mas nem todo mundo sabe usar. NÃO SEJA TODO MUNDO!

Antes das redes sociais as pessoas divulgavam seu negócio através do marketing boca a boca, que por sinal ainda continua sendo uma das principais fontes de propagação.

A interação entre pessoas compartilhando informações sobre produtos, serviços e marcas ainda é um fator determinante na hora de definir uma compra.


Mas não podemos ignorar que a modernidade nos apresentou as redes sociais e todas a suas ferramentas, que aos poucos começaram a integrar o cotidiano de várias pessoas. No Brasil já são cerca de 66 milhões de usuários, quase metade da população interagindo através de um clique.




O instaram é uma das redes sociais mais usada no mundo todo, além de apresentar uma porcentagem significativa relacionada ao engajamento e ao tempo que o usuário navega no Instagram. Essa rede social tão querida no mundo todo não se limita apenas ao entretenimento, ela também chama atenção para a possibilidade de negócios que conseguiu agregar a plataforma.

Instagram: empresa digital

Já não é novidade para ninguém que o Instagram tem sido usado por milhares de empresas visando a venda de um produto/serviço. Levando em consideração que 82% dos brasileiros já fizeram pelo menos uma compra online, segundo a pesquisa realizada pela NZN Intelligence. O que nos faz pensar que em meio a tantos usuários o Instagram apresenta-se como uma excelente possibilidade para alavancar as vendas de empresas e divulgar marcas.



Tendo essas informações em mente, podemos constatar que muitas pessoas passam horas do seu dia navegando em canais online tendo como finalidade a busca por satisfazer suas necessidades de compra, mas se sua loja não está online, não será encontrada, certo?



Outro ponto de suma importância é:

Não basta estar online é preciso estar ativo!

Por isso, vamos te mostrar o que NÃO FAZER NO INSTAGRAM, confira:

NÃO USE HASHTAGS ALEATORIAS

Criar tags (abreviação do termo hashtags) além de ajudar a categorizar o conteúdo é também uma agente importante nas grandes campanhas publicitarias.

Elas estão por toda internet e por isso merecem uma atenção especial para não serem usadas de forma deliberada e acabar sendo “inútil. Para que seu uso seja eficaz é importante antes de mais nada produzir um bom conteúdo, pois, elas não são formulas milagrosas que irão promover o sucesso de uma postagem ruim. Sabendo disso, produza conteúdo de qualidade e use hashtags relevantes QUE TENHA A VER COM SEU ASSUNTO.


NÃO USE FOTOS DE BAIXA QUALIDADE


Se você a vitrine de uma loja estiver totalmente desarrumada, com roupas feias e esgaçadas você com certeza não vai querer entrar no estabelecimento para conferir o restante dos produtos. O Instagram funciona mais ou menos assim, como uma vitrine virtual. Por isso, é importante usar imagens de boa qualidade e apostar na harmonização do feed da sua loja, mostrando sempre o quão profissional é o seu negócio.


NÃO USAR CONTA PROFISSIONAL PARA USO PESSOAL

Um erro bastante comum é usar o Instagram profissional para postar conteúdo pessoal, sem se preocupar no impacto que aquela ação pode provocar no seu negócio. Se você vende roupa, pense que todos os seus seguidores estão ali por se interessarem em saber sobre esse universo e não nas fotos de férias da sua família. O aconselhável é ter duas contas com uso distinto, uma para uso pessoal e outra para uso profissional.



NÃO ESCREVA ERRADO

Imagine começar a ler esse artigo e se deparar com vários erros ortográficos? Automaticamente você iria desacreditar nas coisas que estão escritas e achar que foi produzido de qualquer jeito, certo? A mesma coisa pode acontecer no seu Instagram. Por isso, é muito importante apostar em textos bem escritos e legendas com quebra de linhas, pois, a organização do texto facilita a legibilidade e assimilação da mensagem que você pretende passar. Outro ponto importante é a revisão do texto para garantir que haja coerência no seu conteúdo e que esteja com a ortografia ok.


NÃO USE O STORIES DE FORMA EXAUSTIVA

O stories surgiu como mais uma ferramenta de interação no Instagram, dando ao usuário a possibilidade de se aproximar muito mais um do outro, mas é preciso tomar muito cuidado na hora de usar esse recurso. Muitas empresas pecam por não usar o storie e outras por usarem demais, o que podemos aconselhar é: Use com moderação. Não existe uma quantidade exata de quanto postar no storie, é sempre bom contar com o bom senso e fazer o uso adequada dessa excelente ferramenta.

Saber usar o Instagram é um fator de suma importância na hora de mostrar sua empresa no mundo virtual, pois, várias pessoas terão acesso ao seu conteúdo a qualquer hora e em qualquer lugar. O envolvimento dessa rede social é o que a coloca como umas das principais fontes de divulgação das grandes marcas no cenário atual, como afirma Ana Tex “o índice de engajamento no Instagram é quase 6 vezes maior que no Facebook – são 4.1% contra 0.7% do Facebook -, o que o torna um potencial meio de vendas online”. Além do Instagram disponibilizar uma janela apenas para vendas, o que agregou muito mais relevância para quem é empreendedor e usar essa rede social.

E você já cometeu algum desses erros no Instagram da sua empresa? Comente com a gente!

12 visualizações
  • Black Instagram Icon